quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tecnologia na escola e na sociedade






Buscar, crescer, mudar e inovar são diretrizes que norteiam a vida de qualquer ser humano portador de uma consciência crítica capaz de levá-lo a perceber que o mundo não é imutável, mas sim, cenário de permanentes transformações e que, como tal, requer  do indivíduo a mesma prontidão   para  acompanhar essas mudanças .
No cenário educacional, a situação não é diferente, e o docente se vê frente ao desafio de enfrentar e, acima de tudo, atuar, com competência, em um ambiente dotado de instrumentos tecnológicos e, principalmente, com discentes habituados a transitar em um contexto em que a tecnologia está em voga.
No contexto da E. E. Professora Maria Machado, a situação não diverge da apresentada anteriormente, uma vez que a mesma atende uma clientela de aproximadamente 1600 alunos, sendo que, uma boa parte desses está acostumada a lidar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Entretanto, o mesmo não pode ser afirmado em relação a todos os professores, pois, muitos se encontram despreparados para usar, de forma adequada e produtiva, a tecnologia no processo educativo.
Vale ressaltar ainda, que tanto a sala de informática da escola, quanto o número de computadores (dez computadores) existente na mesma é bastante pequeno; o que restringe em muito o acesso às aulas de informática. Além disso, pode-se afirmar que são poucos os professores preparados para ministrar tais aulas.
Assim, é de fundamental importância que ocorra uma adaptação da escola para contornar tais problemas. Afinal, ignorar que a tecnologia se tornou parte do cotidiano dos alunos e manter a postura retrógada de quem se recusa a aceitar e, principalmente adaptar-se a essa realidade se tornou inadmissível para todo educador, uma vez que tal postura o levará a ter uma turma desinteressada e indisciplinada. Contudo, modificar a prática pedagógica e fazer dos recursos tecnológicos, instrumentos fundamentais na prática pedagógica pode tornar as aulas mais interessantes e, sobretudo, tornar o ensino-aprendizagem mais significativo e crítico.

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