Buscar,
crescer, mudar e inovar são diretrizes que norteiam a vida de qualquer ser
humano portador de uma consciência crítica capaz de levá-lo a perceber que o
mundo não é imutável, mas sim, cenário de permanentes transformações e que, como
tal, requer do indivíduo a mesma prontidão
para acompanhar essas mudanças .
No
cenário educacional, a situação não é diferente, e o docente se vê frente ao
desafio de enfrentar e, acima de tudo, atuar, com competência, em um ambiente dotado
de instrumentos tecnológicos e, principalmente, com discentes habituados a
transitar em um contexto em que a tecnologia está em voga.
No
contexto da E. E. Professora Maria Machado, a situação não diverge da
apresentada anteriormente, uma vez que a mesma atende uma clientela de
aproximadamente 1600 alunos, sendo que, uma boa parte desses está acostumada a
lidar com as Tecnologias da Informação e Comunicação. Entretanto, o mesmo não
pode ser afirmado em relação a todos os professores, pois, muitos se encontram
despreparados para usar, de forma adequada e produtiva, a tecnologia no
processo educativo.
Vale
ressaltar ainda, que tanto a sala de informática da escola, quanto o número de
computadores (dez computadores) existente na mesma é bastante pequeno; o que
restringe em muito o acesso às aulas de informática. Além disso, pode-se
afirmar que são poucos os professores preparados para ministrar tais aulas.
Assim,
é de fundamental importância que ocorra uma adaptação da escola para contornar
tais problemas. Afinal, ignorar que a tecnologia se tornou parte do cotidiano
dos alunos e manter a postura retrógada de quem se recusa a aceitar e,
principalmente adaptar-se a essa realidade se tornou inadmissível para todo
educador, uma vez que tal postura o levará a ter uma turma desinteressada e
indisciplinada. Contudo, modificar a prática pedagógica e fazer dos recursos
tecnológicos, instrumentos fundamentais na prática pedagógica pode tornar as
aulas mais interessantes e, sobretudo, tornar o ensino-aprendizagem mais significativo
e crítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário